Álbum: “7 Desejos”, de Alceu Valença

1 02 2010

Para ingressar no universo da música brasileira, eu escolhi esse brilhante compositor pernambucano que estourou nas rádios de todo o país em 1980 com a música “Coração Bobo”. A partir daí, Alceu Valença consolidou-se como um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira. Em “7 Desejos” músicas românticas, folclóricas, frevo e forró parecem se combinar harmoniosamente nesse vinil/CD que guarda grandes sucessos do nosso “Bicho Maluco Beleza”.

***

Feitas as devidas apresentações, vamos à tracklist do álbum:

  1. Papagaio do Futuro – Vinheta: uma faixa com apenas 27 segundos que traz um trecho da música homônima que pode ser ouvida por completo na faixa 8.
  2. La Belle de Jour: grande sucesso do artista, essa música romântica nos fornece uma perfeita descrição de um cenário e uma personagem, que nos faz viajar até a “praia de Boa Viagem na tarde de um domingo azul”. (ouça aqui)
  3. Tesoura do Desejo: com a participação mais que especial de Zizi Possi, essa música é estruturada como um diálogo, aparentemente, entre dois amantes. (ouça aqui)
  4. Sete Desejos: embalada pelo característico som do triângulo, a música que dá nome ao álbum fala de lembranças e de um novo recomeço amoroso. (ouça aqui)
  5. Junho: composição conjunta de Alceu e Geraldo Valença, a letra retrata um turbilhão de pensamentos dos dois autores. (ouça aqui)
  6. Tomara: uma parceria com Rubem Valença Filho, essa canção de amor também se consagrou como um sucesso do Alceu Valença. (ouça aqui)
  7. Bicho Maluco Beleza: apresentada nesse álbum numa versão mais “tranqüila”, essa música ganhou o Brasil no ritmo frenético do frevo e está presente no repertório de toda orquestra de frevo que se preze. Foliões de Olinda e Recife parecem ter a letra na ponta da língua e quando os primeiros acordes ecoam, um coro começa e os passos de um frevo rasgado acompanham a canção. (ouça aqui)
  8. Papagaio do Futuro / Coco das Serras:marcado pelo batuque do pandeiro, esse coco une 2 letras, sendo uma do Alceu Valença (Papagaio do Futuro) e outra de domínio público do Estado de Alagoas (Coco das Serras). (ouça aqui)
  9. Desprezo: com uma percussão caprichada, essa é uma canção-protesto contra os inimigos da natureza e da cidadania. (ouça aqui)
  10. Respeita Januário: um clássico de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira que ganhou um novo arranjo nas mãos de Alceu. (ouça aqui)
  11. Desejo: canção de amor embalada por um sax soprano que resulta numa melodia suave e gostosa de se ouvir. (ouça aqui)

.

#opulodogatose você quiser curtir mais Alceu Valença recomendo o DVD “Ao vivo em todos os sentidos” gravado ao vivo no Rio. E se quiser mais emoção, venha para o carnaval de Olinda e Recife que ele é presença garantida nos principais pólos de atrações.

Anúncios

Ações

Information

3 responses

17 02 2010
Nane Oliveira

Geeente, amei esse post!
Vou até add ele no meu blog como favoridos.

Conheci a fundo o Alceu a pouco e estou completamente apaixonada!

Entre muiiitas outras, minha favorita é “La belle de jour”.

Beeeijo

E postem mais coisas sobre ele!

1 02 2010
Túlio César

Ei vei, muito do carai o blog!!! Esperando por mais análises!

1 02 2010
Antonio Padua

Sou fã da Alceu desde as antigas. Mesmo com a confusão na década de 90 dele ter virado “da direita” sempre segui gostando do som. Com certeza 07 Desejos é uma obra prima, e a música Junho me remete a um final de tarde na esquina da casa do governador com a vista da Rua da Aurora….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: